30.6.09

Memórias da Cohorte XXV... ( R.I.Nº1)

Na memória da Cohorte, o RI 1 surge com com dezenas de anos de permeio.
Com o lema " Da Infantaria o Primeiro", estava situado da Serra da Carregueira, onde a Cohorte coabitou durante as primeiras recrutas da FAP.
Nesses anos de cinzento, a malta do "Ar" era primeiro vista com desconfiança, tendo depois ganho aos infantes a confiança...mercê de memoráveis jogos de Andebol e de Futebol.

24.6.09

Memórias da Cohorte XXIV...( RL2-PE)



Teve também a Cohorte membros lanceiros, gente de garbo e com panache...às vezes de mais!
Os Centauros por vezes usam antolhos...

23.6.09

Memórias da Cohorte XXIII ...( EVA Nº1 Catalayud )







Os romanos iniciaram o povoamento da região, fundando a cidade de Augusta Bilbilis a aproximadamente 4Km ao norte da actual Catalayud. A cidade moderna foi fundada pelos mouros em torno do castelo de onde provém o seu nome ( Qal'at 'Ayyūb, "forte de Ayyub"). A cidade foi conquistada por Afonso de Aragão em 1120.





Terra de referencia para elementos da Cohorte, que em inícios de1968, para ai foram destacados, para a EVA1 do Ejercito del Aire, com o fim de lhes ser administrada formação de técnicas de conduta com os caças F-86 Sabre.
Finda a diligencia, percorrem diversos EVA e permaneceu a ligação com esta e outras unidades do E.A., que perdura até aos dias de hoje...

22.6.09

Memórias da Cohorte XXII ...( Cruz de Cristo)

Por vezes sou atacado de nostalgia...neste caso das "Cruzes de Cristo"...
























21.6.09

Memórias da Cohorte XXI ...( Esquadra nº 13- Torre)


Unidade de existência efémera, na qual a Cohorte serviu.
A Esquadra de Detecção Alerta e Conduta da Intercepção Nº13 foi começada a construir em 1953, activada em 1957, foi desactivada em Junho 1971.
As dificuldades foram extremas, não por falta de operacionalidade dos técnicos nem dos exploradores, nem do restante pessola MRadio e MRadar, mas pelas difculdades no abastecimento, visto a estrada de acesso permanecer meses encerrada, nas rotações de pessoal, e até mesmo em evacuar qualquer militar que tivesse adoecido, o que se chegou a suceder com auxilio da malta dos Alouette de Tancos.
A rede eléctrica falhava e era necessário recorrer ao uso continuo de geradores...
O aquartelamento ficava situado na aldeia de São Romão, Seia.
Nos anos setenta, foram assinados acordos com Espanha, passando o Control de Defesa Aéreo a ser partilhado... mas isso vai ser outra memória!

De noite..Vigia!
Placa

F frente do portão da garagem e viaturas.
Pode ver-se o veiculo da ESQ13, AM-19-91.


Túneis técnicos

Capela de N.S. do Ar


Vista da ESQ 13
Postal Torre do altimétrico


Vista do lado NE

Modelo 3D das instalações da EDACI13

20.6.09

Varrer para debaixo do tapete...

O enviado especial da Casa Branca para o encerramento da cadeia de Guantanamo terminou em Lisboa um périplo europeu para abrir negociações.
O embaixador norte-americano fez questão de elogiar o papel do ministro português dos Negócios Estrangeiros.
“Devo uma palavra especial de agradecimento ao ministro Luís Amado que escreveu aos homólogos da União Europeia em Dezembro, criando uma base intelectual e política para esta política comum entre os Estados Unidos e a União Europeia”, disse Daniel Fried.

“São pessoas que não vão ser acusadas. Não estamos a pedir aos Governos europeus que os julguem, uma vez que foram libertados para transferência. Por isso vamos lidar com isto de um ponto vista individual e vamos trabalhar com cada Governo sobre cada um dos detidos”, acrescenta.
http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=92&did=59897


Espero que não seja o branquear pelos estados europeus da politica dos EUA em Abu Ghraib...
http://en.wikipedia.org/wiki/Abu_Ghraib_prisoner_abuse

19.6.09

Memórias da Cohorte XX ...( Esquadra nº 12- Paços de Ferreira)


Embora já aqui tenha falado desta Unidade da FAP, pela importância que teve na Cohorte, volto a expor um pouco mais da sua história. Foi a 7 de Janeiro de1957, que os primeiros militares do Sistema de Alerta, vindos da EDACI 11 e do GDACI, sob o comando do então Maj. Pilav Gouveia Pessanha, chegaram ao Pilar, para cumprir as ordens emanadas do S.E.A., para a construção de uma unidade do S. Alerta, que velaria pelo espaço aéreo acima do paralelo 40.

Com esforço e sacrificio da vida familiar dos técnicos, exploradores de radar, mecânicos radar e mecânicos radio, bem como de operários e conscritos, surgiram primeiro as instalações técnicas e por fim o aquartelamento. ( Inaugurado a 31Mar1964)
Tomou como nome Esquadra de Detecção Alerta e Conduta da Intercepção Nº12.
O emblema acima representado, surge em 1975, após a extinção do GDACI, com a criação do COFA. (Desde a sua criação até essa data, o símbolo usado era o do GDACI.)
Tem como lema HIC ET UBIQUE, que traduzido livremente seria "aqui e em toda a parte"
Foi escolhido para símbolo um morcego, como referencia à guia e orientação, sobre campo negro.
Os primeiros radar, foram do modelo AN-TPS 10 e AN-FPS-8.

O AN-FPS-8, "varria " a 10 RPM, na banda D de 1280 a 1380 MHZ, e o AN-TPS 10 emitia na gama 9230 a 9404 MHz, com um "varrimento entre 1/3 a 6 RPM...e 120 milhas nauticas de alcançe.

Construção da Torre 1957
Içar da base de Antena

Alinhada... Venha o resto!

Já não falta muito...


AN-FPS-8
AN-FPS-88 ( a torre já sem as ameias que foram cheias.. e varandas metálicas que proporcionavam o alcance total da antena que era maior)


AN-FPS-6A
AN-TPS 10 D
Vista aérea 1957

Inauguração do aquartelamento 1964

Procissão NS Pilar 1957





Vista deste século, com "Calote "


Descanso do guerreiro...


Como já estou velho e cansado, vou antecipando já os "commt" que vão surgir a perguntar o que é um AN-FPS-6A... ver aqui a resposta ...